Diga não ao desperdício

O panificador nem sempre consegue controlar o desperdício e com isso deixa de lucrar mais. O seu lucro está diminuindo? Controle o desperdício de sua empresa! Parte do seu lucro está saindo pela porta dos fundos, dentro do saco de lixo. O desperdício nas padarias costuma ser exagerado, como sobras de carne, frios, recheios, massas de pão, pedaços de tortas, salgados, verduras e legumes que muitas vezes são dispensados no lixo e não tem um destino correto para o reaproveitamento na fabricação de produtos.
O desperdício passa muitas vezes na frente dos olhos do dono que não percebe, e quando percebe nem sempre sabe como reduzi-lo. O controle tem que ser rigoroso, não se pode permitir que bons produtos sejam jogados no lixo por erros na programação da produção, e se não houver controle, com certeza haverá grandes prejuízos na empresa.
Para evitar o desperdício nas panificadoras é fundamental a organização para agilizar a produção. Ela deve começar no Lay out da quadra, para otimizar as tarefas, diminuir as distancias e deslocamentos desnecessários e com isso dispersar a atenção dos colaboradores; o treinamento dos funcionários para se tornar uma rotina em todas as áreas da padaria.
Contar com mão-de-obra qualificada é uma dica muito importante, desta forma, a redução do desperdício pode chegar à metade, já que um padeiro qualificado trabalha com medidas exatas nas receitas. A quantidade de ingredientes usada a mais gera gasto desnecessário no final do mês. Preparar uma quantidade de produtos de acordo com a demanda ajuda a evitar o desperdício. Pequenas indústrias devem optar pela pré pesagem, pois possibilita padrão de produtos diminuindo erros de receitas, rapidez no processo de fabricação e eliminando parte do desperdício.
Desta forma, cabe aos panificadores viabilizar formas de conscientizar os colaboradores em relação ao desperdício, programando reuniões, discutindo o problema com os mesmos e buscando possíveis soluções.
Também se faz necessário investir em melhorias na estrutura física, em equipamentos modernos e principalmente na qualificação da mão-de-obra. Em muitos casos percebo ainda que os proprietários precisam se dar conta que necessitam de ajuda externa, contratar profissionais capacitados com comprovada experiência no segmento para ajudar a implementar estas mudanças.

Autor

Comente